O mito do tamanho único

A etiqueta na peça de roupa diz, “tamanho único”, deveria realmente dizer: “tamanho único para alguns selecionados”. As empresas de roupas que usam a abordagem de tamanho único acreditam que estão fazendo um favor aos compradores, produzindo uma tamanho universal.

As empresas acreditam que com um tamanho, as roupas simplesmente servem ou não, o que simplifica as compras. Muitas compradoras sentem o contrário, argumentando que essas empresas de vestuário são culpadas de falsas propagandas quando as roupas que dizem servir para todos, apenas se encaixam em algumas pessoas.

Marcas bem conhecidas, são massacradas por não serem suficientemente inclusivas quando se trata de vender roupas para mulheres de diversos tamanhos. Apesar do fato de que o tamanho único de todas as roupas é supostamente destinado a acomodar todos os tipos de corpo, como dizem as etiquetas, os estudos revelaram que a maioria do vestuário apenas se estende para poucos tamanhos.

Tais lojas estão promovendo uma espécie de exclusividade, transmitindo a mensagem de que é imperativo que um indivíduo tenha um determinado tipo de corpo para comprar uma peça. De olho em meninas que vão de quinze a vinte e cinco anos, o tamanho único de todas as roupas anuncia mais do que apenas roupas, mas uma mensagem tóxica para consumidores jovens e altamente impressionáveis.

As conseqüências da imagem pobre do corpo podem ser profundas. Em 2013, pesquisadores do Texas A & M descobriram que as meninas sentem a maior pressão para serem magras. Mais da metade das adolescentes adquirem hábitos pouco saudáveis, incluindo pular refeições, jejum, fumar cigarros e vômitos para ficarem “magras”. A realidade do assunto é sombria: um tamanho de roupa universal não existe e a definição de “todos” se transformou em poucos, em vez de o todo.

Embora um varejista não seja obrigado a ser inclusivo no marketing, há uma expectativa ética de que as lojas de roupas acomodam mais do que alguns selecionados. A indústria da moda tende a discriminar o conjunto diversificado de tamanhos femininos e formas corporais.

Em vez disso, a indústria apoia um idealismo corrompido de que todas as meninas devem ter a mesma aparência para ser o que a sociedade considera “belo”, exemplificado quando o vestuário é oferecido apenas em uma estreita variedade de tamanhos.

Não há nada de errado em ter um tipo de corpo longo, esbelto, tamanho P, mas há algo errado em fazer roupas que visam apenas aqueles indivíduos selecionados quando a empresa está promovendo a idéia de que a roupa da marca se encaixa “tudo”.

E você, acha certo ou errado como a indústria trata de modo geral o tamanho único? Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *