Dieta: o que você precisa saber para ser saudável

Você provavelmente já tentou fazer algum tipo dieta. Maluca ou não, as dietas sempre trazem outro lado da moeda que ninguém te conta, mas a gente pretende esclarecer algumas coisinhas nesse post. Continue lendo!

Fazer ou não fazer dieta? Eis a questão

Hoje em dia, existem dois grandes motivos para a procura de dietas:

  1. Moldar a forma física: emagrecer, enrijecer músculos, ganhar peso, etc.
  2. Controle de saúde: colesterol, diabetes, hipertensão e outras doenças crônicas que exigem alimentação balanceada.

E é claro que, no segundo caso, a dieta terá acompanhamento médico e é fundamental para o bem-estar, então não tem como fugir. Entretanto, é no primeiro caso que mora o perigo e precisamos ficar muito atentas para decidir se vale a pena fazer dieta ou não.

Uma dica importante, caso você queira moldar sua forma física com uma dieta é: procure um médico primeiro, faça exames, cheque que está tudo bem, para então envolver um nutricionista e começar a mudar as alimentações no dia a dia.

Dieta x Saúde

O que é dieta?

A dieta nada mais é do que a rotina de alimentação de uma pessoa, mas é muito comum confundir o termo com alimentação fitness, por exemplo. Você vai encontrar mil e um modelos de dieta por aí, a da proteína ou a dieta Dukan são bons exemplos.

A dieta que mais funciona

Isso é papo furado! Não existe nenhum tipo de dieta que funcione melhor, até porque, cada organismo tem sua velocidade e outras características que influenciam diretamente num bom ou ruim resultado. Existem vários estudos por traz da indústria de dietas que afirmam não existir um método eficaz.

A cada 100 pessoas que entram em dietas, apenas 5 mantém o peso alcançado nos 2 anos seguintes. E não funcionar, não é a pior parte, essas dietas encontradas facilmente na internet possuem altos riscos de saúde e até efeitos colaterais.

Ficou claro, meninas? Cuidar da saúde será sempre a nossa primeira opção.

Se você já fez alguma dieta e foi enganada, compartilhe com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *