Você provavelmente já tentou fazer algum tipo dieta. Maluca ou não, as dietas sempre trazem outro lado da moeda que ninguém te conta, mas a gente pretende esclarecer algumas coisinhas nesse post. Continue lendo!
Fazer ou não fazer dieta? Eis a questão
Hoje em dia, existem dois grandes motivos para a procura de dietas:
- Moldar a forma física: emagrecer, enrijecer músculos, ganhar peso, etc.
- Controle de saúde: colesterol, diabetes, hipertensão e outras doenças crônicas que exigem alimentação balanceada.
E é claro que, no segundo caso, a dieta terá acompanhamento médico e é fundamental para o bem-estar, então não tem como fugir. Entretanto, é no primeiro caso que mora o perigo e precisamos ficar muito atentas para decidir se vale a pena fazer dieta ou não.
Uma dica importante, caso você queira moldar sua forma física com uma dieta é: procure um médico primeiro, faça exames, cheque que está tudo bem, para então envolver um nutricionista e começar a mudar as alimentações no dia a dia.
O que é dieta?
A dieta nada mais é do que a rotina de alimentação de uma pessoa, mas é muito comum confundir o termo com alimentação fitness, por exemplo. Você vai encontrar mil e um modelos de dieta por aí, a da proteína ou a dieta Dukan são bons exemplos.
A dieta que mais funciona
Isso é papo furado! Não existe nenhum tipo de dieta que funcione melhor, até porque, cada organismo tem sua velocidade e outras características que influenciam diretamente num bom ou ruim resultado. Existem vários estudos por traz da indústria de dietas que afirmam não existir um método eficaz.
A cada 100 pessoas que entram em dietas, apenas 5 mantém o peso alcançado nos 2 anos seguintes. E não funcionar, não é a pior parte, essas dietas encontradas facilmente na internet possuem altos riscos de saúde e até efeitos colaterais.
Ficou claro, meninas? Cuidar da saúde será sempre a nossa primeira opção.
Se você já fez alguma dieta e foi enganada, compartilhe com a gente!