Cuidados com os cabelos após seu banho de mar ou piscina – confira as dicas

Muita praia, piscina, passeios no calçadão, festas, happy hour à beira-mar… Com o pique a mil, nem pensa que todos os bons momentos previstos podem interferir na saúde e na beleza dos cabelos, atrapalhando os seus planos. Sol, vento, cloro, sal, transpiração em excesso que leva a banhos mais frequentes… Ufa! São tantos os fatores que conspiram contra um visual bonito que, se você não ficar atenta, pode terminar esta história com algumas recordações ruins. 
Atenção! 
– Os fios expostos ao vento,além de embaraçar, aumentam o ressecamento. Previna-se com finalizadores
– Prender os cabelos molhados pode danificá-los, além de aumentar o risco de seborreia e até queda

 

CABELO ESVERDEADO 

O CASO: “O cloro resseca drasticamente os cabelos, pois penetra nas cutículas e nas fibras mais sensíveis da haste capilar”, diz Sandro Cassolari, hairstylist do Salão Cassolari’s (SP).
3 atitudes para um final feliz
– “Aplique um silicone reparador de pontas antes de entrar na piscina, pois o produto impermeabiliza os fios, dificultando a ação do cloro. Depois, para remover os resíduos do produto, é indicado usar um xampu de limpeza profunda e cremes hidratantes para recuperar a saúde do cabelo”, recomenda Sandro Cassolari.
– Para quem gosta de receitinhas caseiras, o médico Marcelo Bellini (SP) dá duas dicas: misture leite e água em partes iguais e aplique no cabelo, no último enxágue. Ou passe vinagre de maçã nos fios depois da lavagem.
– “Procure clubes que usem o ozônio para tratamento da água, no lugar do cloro”, indica Adriano Almeida, dermatologista, diretor do Instituto de Dermatologia e Estética (IDE) e da Sociedade Brasileira do Cabelo.

CABELOS COM FRIZZ

O CASO: “O frizz é o resultado da eletricidade estática que se estabelece na superfície dos fios, fazendo que eles entrem num processo de repulsão e fiquem com aspecto frisado. A umidade do ar aumenta esse efeito elétrico, principalmente nas pessoas que fazem uso de escova ou que tenham cabelos mais crespos”, explica Ademir Jr. (SP), especialista em tricologia pela International Association of Trichologists.
3 atitudes para um final feliz
– “Evite os cortes extremamente desfiados, especialmente se o cabelo for muito fino e delicado, e use produtos que auxiliam a domar os fios, como antifrizz, creme de pentear, condicionador sem enxágue, gel, musse, entre outros”, fala Sandro Cassolari.
– “Os cabelos quimicamente tratados sofrem mais com esse tipo de problema, principalmente os loiros blond, porque o processo químico deixa os fios mais sensíveis. Procure usar leave-in hidratante líquido com proteção solar e com pH equilibrado, que ameniza o efeito eriçado”, orienta.
– “Use apenas pentes de madeira ou de osso, com dentes largos, porque eles reduzem a eletrostática dos fios e reduza o uso de chapinha e secador”, ensina Marcelo Bellini.

CABELOS RESSECADOS

O CASO: “O clima litorâneo em si rouba a hidratação dos fios. O mix sol, umidade, calor e banhos de mar desidrata o cabelo, seja ele natural ou colorido”, fala Elis Barros, do C.Kamura (SP).
3 atitudes para um final feliz
– “Utilize um leave-in antes de ir à praia e reaplique o produto após tomar uma ducha de água-doce”, conta o dermatologista Marcelo Bellini.
– “Faça hidratações semanais para manter o cabelo nutrido”, indica a hairstylist Elis Barros.
– “Previna os efeitos nocivos do sol utilizando produtos específicos para esse fim. A falta de cuidado deixa o fio extremamente danificado e ressecado, e só um bom corte será eficaz para acabar com o problema. Logo, previna-se!”, avisa Sandro Cassolari.

FIO SENSÍVEL

O CASO: “O hábito de prender o cabelo molhado com elásticos de borracha deve ser evitado, pois isso provoca a partilha do fio. Os elásticos revestidos de tecido são os mais indicados, pois não causam nenhum tipo de atrito com o cabelo”, diz Sandro Cassolari. “Após a lavagem, o cabelo está fragilizado e mais sensível à quebra. Prendê-lo úmido pode gerar irritação do couro cabeludo, acarretando dermatite e seborreia”, diz Marcelo Bellini.
3 atitudes para um final feliz
– “Se não tiver como esperar os fios secarem para prendê-los, opte por presilhas estilo jacaré, de dentes largos. Evite sempre elásticos e presilhas tipo bico de pato, que puxam demais o cabelo”, recomenda Raquel Balber, cabelereira do NaBahia Arte em Cabelos (SP).
– “Existem leave-ins e cremes para pentear com efeito antiquebra. Eles criam uma película em torno da haste protegendo-a contra a ação mecânica de escovas, pentes e outros agentes prejudiciais”, ensina Célio Souza, cabelereiro do Walter’s Coiffeus (RJ).
– “O ideal é secar bem os fios antes de prendê-los. Os nutrientes que deixam o cabelo mais resistente à quebra são os mesmos que combatem o envelhecimento precoce dos fios: bio-restore, ceramidas, manteiga de carité, lunamatrix, manteiga de illipê e lanolina”, indica Marcelo Bellini.

PERDA DE COR

O CASO: “No verão, é comum a mulher lavar o cabelo diariamente, e isso permite a eliminação de uma parte dos pigmentos da coloração”, explica Ademir Jr
3 atitudes para um final feliz
– “Faça hidratações no salão, constantemente, pois no cabelo desidratado, as cutículas se abrem mais facilmente, deixando-o exposto às agressões naturais e físicas do dia a dia. Consulte um profissional que avaliará qual periodicidade certa para fazer a hidratação”, indica Raquel Balber.
– “Para evitar o problema, é indicado o uso de xampus e condicionadores destinados a cabelos coloridos. E lembre-se: quando se expuser ao sol, use um leave-in que contenha filtro solar”, recomenda Célio Souza, cabeleireiro do Walter’s Coiffeur.
– “Lave o cabelo em dias alternados e use cosméticos específicos para cabelos tingidos”, orienta o dermatologista Adriano Almeida.

CHOQUE DE QUÍMICAS ENTRE ALISAMENTO E CLORO

O CASO: “A combinação cabelo alisado e água da piscina aumenta o ressecamento dos fios e desencadeia o frizz. Sem contar que ela diminui o tempo do alisamento”, avisa Bellini.
3 atitudes para um final feliz
– “Para evitar que o fio alisado se torne mais rígido e ressecado, hidrate-o com um bom condicionador ou use leave-in hidratante”, avisa Raquel Balber.




– “Cabelos alisados devem receber uma atenção maior, devendo ser hidratados com mais frequência e com produtos indicados para este tipo de cabelo”, avisa Célio Souza.
– “Para combater esse problema, é preciso utilizar leave-in e xampu antirresíduo uma vez p semana. O leave-in protege os fios do contato com o cloro e outras substâncias presentes na água da piscina. Já o xampu faz a limpeza profunda do couro cabeludo, eliminando resíduos que possam existir”, diz Marcelo Bellini.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top